Ácaros, o que são e como evitar

Os ácaros são animais tão pequenos que é impossível enxergá-los a olho nu, só podem ser vistos com ajuda de um microscópio. Eles se alimentam principalmente da descamação da nossa pele. Mas não é só de pele humana que eles se alimentam, também podem se alimentar dos resíduos de pele deixados pelos animais de estimação, cabelos e pelos.

Eles convivem conosco, em nossas casas, no sofá, na nossa cama e especialmente, no nosso travesseiro. Os ácaros aí depositam seus excrementos e permanecem por lá os ácaros mortos que somente são liberados através da poeira ou quando são aspirados.

Esses animais fazem parte da poeira domiciliar e ficam em suspensão e dispersos pelo ar. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas mostra que, em apenas 1g de poeira, podem ser encontrados até 40 mil desses organismos e apresentam alto grau de nocividade ao ser humano e mesmo aos espécimes animais.

A rinite alérgica é uma das doenças que podem ser causadas pelo ácaro, onde causa uma inflamação e inchaço das mucosas que revestem o nariz e os seios da face. Então o nariz entope e produz coriza, espirros incontroláveis e coceira no nariz. Asma, sinusite e bronquite são outras doenças que podem ser desencadeadas pelo ácaro.

Seja qual for a circunstância, o médico OTORRINOLARINGOLOGISTA é sempre o profissional mais indicado para esclarecer dúvidas e aplicar conhecimento científico.

Como eliminar os ácaros?

A forma mais eficaz de evitar e eliminar os ácaros é evitando a proliferação desses animais. Medidas como deixar a casa bem arejada e ventilada, evitando umidade, trocar os lençóis periodicamente, fazer aspiração dos colchões e almofadas regularmente e usar capa protetora nas almofadas e travesseiros, devem ser realizadas rotineiramente.

Importante fazer manutenção, higienização e troca regular do filtro do ar-condicionado e a limpeza da poeira acumulada no ventilador, além de controlar a umidade do ar e deixar travesseiros, almofadas e expor colchões ao sol, uma vez que o calor diminui a umidade e cria um ambiente pouco favorável ao desenvolvimento dos ácaros, apesar de não ser eficaz na sua eliminação.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *