Adenoide (Carne esponjosa)

Antes de mais nada, é importante pontuar que carne esponjosa é um termo que pode ser utilizado para se referir a mais de uma estrutura, sendo as mais frequentes a adenoide, pólipos nasais, cornetos nasais e as amígdalas.

O que é Adenoide?

São glândulas localizadas na parte de trás do nariz e acima do céu da boca – uma região chamada de nasofaringe.  Sua função primordial é a produção de anticorpos para atuar na defesa contra microrganismos, bactérias e vírus que invadem diariamente o nariz e a boca.

Sua formação se inicia ainda na vida fetal, começam a aumentar de tamanho aos dois anos de idade, com pico aos 4 anos, e por volta dos 8 a 10 anos tendem a regredir até que sejam eliminadas pelo organismo devido à perda de função de defesa para o indivíduo.

O aumento de tamanho da adenoide pode causar:

  • Dificuldade para respirar pelo nariz
  • A criança começa respirar pela boca
  • Dentes tortos
  • Crescimento alterado da face (face longa)
  • Secreção nasal exagerada
  • Tosse
  • Dificuldade em iniciar o sono
  • Sono agitado
  • Ronco

Ainda, como consequência, aumentam-se as chances de problemas e infecções de ouvido, podendo até haver uma diminuição da audição. A alimentação também pode ser prejudicada, o que interfere no peso e até no crescimento da criança.

Diagnóstico

É necessário a avaliação com um médico especialista em otorrinolaringologia.

Exames

Além do exame físico realizado pelo médico, é necessário um exame para avaliar o tamanho da adenoide e das outras estruturas do nariz, a nasofibrolaringoscopia.

O RX de Cavum também pode ser realizado na ausência de endoscópio flexível ou em crianças pequenas, mas é um método inferior.

Tratamento

O tratamento com medicações apresenta pouca melhora no tamanho da adenoide, então geralmente indica-se a cirurgia de retirada de adenoide, a adenoidectomia.

Adulto pode ter Adenoide

Nos adultos não é comum ter adenoides pois elas atrofiam. Mas nos raros adultos que podem permanecer é necessário inclusive analisar o tecido em laboratório por risco de ser câncer.

A causa mais comum da referida “carne esponjosa” em adultos é em relação aos cornetos nasais, porém a polipose nasal, a rinite alérgica e o desvio de septo nasal também são corriqueiramente confundidos com os sintomas da adenoide aumentada.

Em todos os casos de dificuldade de respirar pelo nariz, um médico otorrinolaringologista deve ser consultado.

Cirurgia de Adenoide (Adenoidectomia)

A remoção da glândula adenoide chama-se adenoidectomia. O principal objetivo desta cirurgia é restabelecer uma adequada respiração nasal, normalmente prejudicada em pacientes com aumento do tamanho da adenoide.

A cirurgia de adenoide é indicada quando o aumento da adenoide provoca:

  • Entupimento frequente do nariz;
  • Infecções recorrentes na garganta, no nariz ou nos ouvidos (otites e sinusites);
  • Acúmulo de catarro no ouvido, com prejuízos para a audição;
  • Dificuldade respiratória, levando à respiração pela boca, o que gera desconforto na garganta, dores de cabeça, pela oxigenação inadequada, e roncos à noite;
  • Sono não reparador, fragmentado pelos roncos e pelos despertares noturnos, que prejudica a atenção e o humor durante o dia.

A cirurgia é realizada sob anestesia geral somente em hospitais com estrutura adequada. O paciente dorme e não sente nenhuma dor durante o procedimento. Na maioria dos casos recebe alta no mesmo dia ou no outro dia após a cirurgia.

Nos primeiros dias de pós-operatório, a alimentação deve ser pastosa, líquida e gelada para ajudar no alívio da dor. O paciente pode sentir dor na garganta, nos ouvidos e na cabeça nos 3 primeiros dias após a cirurgia, porém necessita de poucos dias para sua completa recuperação.

Quando uma criança muito nova é submetida à cirurgia de adenoide, os sintomas podem voltar a aparecer, pois a adenoide pode voltar a crescer. Porém, esses casos são raros.

 

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *