Zumbido no ouvido

O zumbido no ouvido também conhecido como Tinnitus, palavra derivada do latim tinnire que significa zumbir, tocar, é o nome dado a sensação sonora que não tem origem em fonte externa.

É uma percepção auditiva sentida apenas pelo paciente e pode se manifestar nas mais variadas formas e intensidades.

Há pacientes que relatam que os sons se assemelham a apitos, cigarras, chiados, cachoeiras, cliques ou estalos. Outras vezes podem ser pulsáteis e acompanhar as batidas do coração.

Podem ocorrer de forma contínua ou esporádica, piorando em momentos de maior silêncio por exemplo.

Essa gama de informações a respeito do zumbido ocorre pelo fato dele ser um sintoma, e não uma doença especificamente. Desta forma, pode ter diversas causas.

Causas

A presença de Tinnitus é o sintoma mais comum nas mais diversas situações que podem acometer os ouvidos, por exemplo:

  • Exposição a ruídos de alta intensidade
  • Infecções de ouvido
  • Processo natural de envelhecimento
  • Excesso de cera no conduto auditivo
  • Labirintopatias
  • Doenças cardiovasculares
  • Tumores
  • Disfunção de articulação temporomandibular
  • Uso de medicações toxicas aos ouvidos

E diversas outras causas de origem metabólica, neurológica, estruturais ou crônicas.

Diagnostico

Devido a variedade enorme de possíveis causas, é indispensável a avaliação e anamnese minuciosa realizada pelo otorrinolaringologista.

É muito importante a identificação de possíveis comorbidades que possam estar associadas, medicações de uso contínuo e hábitos de vida que possam nortear a investigação.

Em relação aos exames complementares, o mais comum é que a investigação se inicie através de uma bateria de exames de sangue para avaliar as funções metabólicas que possam ser causa dos acufenos, e a realização de exames audiométricos, uma vez que boa parte das vezes o sintoma esteja ligado a uma perda auditiva em maior ou menor grau.

Também é possível que sejam avaliadas a realização de exames de imagem, sejam tomografia computadorizada ou ressonância magnética a depender da suspeita do médico.

Tratamento

O tratamento para o zumbido é individual e naturalmente vai depender da causa do transtorno e do grau de severidade.

Tratamentos com remédios podem ser necessários quando a causa é devido a alguma comorbidade como hipertensão arterial, ou diabetes por exemplo.

Quando está relacionado a perda auditiva, dependendo do caso, o aparelho auditivo pode ser indicado com bom resultado para reduzir o desconforto.

Distúrbios da articulação da mandíbula podem ser tratados com acompanhamento ortodôntico e fisioterápico adequados.

Existe também um treinamento para os ouvidos, que consiste em acostumar o cérebro a estímulos sonoros constantes, de forma a induzir a interpretação do zumbido como um ruido ambiente e assim diminuir o desconforto que ele produz.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *