Vacina para a rinite

Rinite alérgica é uma doença em que o nosso organismo reage de forma exagerada quando entramos em contato com alguma substância específica, como por exemplo o polem das flores. Existem três tipos de tratamento para a rinite alérgica: diminuir o contato com o agente/substância que desencadeia a alergia, uso de medicações antialérgicas e vacina antialérgica.

A vacina para rinite ou para alergia são termos popularmente conhecidos para descrever o tratamento de imunoterapia, porque, na verdade, não existe vacina para alergia. O tratamento da vacina é personalizado e se foca primeiramente em identificar o seu agente causador, sendo os mais comuns:

  • Ácaros
  • Fungos
  • Descamação da pele dos animais
  • Pelos de animais
  • Pólens de flores, árvores e gramíneas
  • Penas
  • Barata

Após exames realizados e identificado o ou os causadores da alergia, a imunoterapia é formulada com base nos alérgenos de cada paciente, com a finalidade de melhorar os sintomas quando a pessoa é exposta a tais substâncias. Inicia-se a administração das vacinas para rinite de forma gradual, dependendo da sensibilidade do paciente que irá receber a vacina e vamos aumentando a dose progressivamente, em intervalos regulares, até chegar na dose de manutenção.

A imunoterapia para rinite e alergia pode ser feito com vacinas injetadas por meio de agulhas embaixo da pele (subcutânea) e, em alguns casos, com gotas que devem ser colocadas embaixo da língua (sublingual). As vacinas subcutâneas devem ser administradas na própria clínica e sublingual pode ser retirada e administrada em casa.

Não existe uma vacina para rinite de dose única. O tempo de tratamento varia bastante por ser um tratamento personalizado, podendo ser de 3 a 5 anos de duração. Apesar de ser bem tolerado, pode haver uma piora dos sintomas nos 3 primeiros meses de tratamento, mas casos de efeitos colaterais graves são raros.

O valor do tratamento também varia bastante e precisam ser avaliados conforme a o número de substâncias que a pessoa é alérgica, o grau de sintomas, evolução do tratamento e pacotes que cada serviço de imunoterapia oferece. Os valores médios que vemos na cidade de São Paulo gira em torno de R$400,00 reais por mês, podendo chegar a valores de R$15.000,00 reais o tratamento completo.

Já é conhecido na literatura médica que a soma dos custos de consultas, internações, medicamentos e de prejuízo no trabalho e na escola é financeiramente superior aos gastos com a imunoterapia, se comparada com o seu tempo de ação (7 a 8 anos em média).

A única maneira de descobrir se você é um bom candidato para fazer o tratamento de imunoterapia é com a avaliação de um médico especialista em rinite.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *