Farinigites e faringotonsilites

Faringe é a região superior da garganta que liga o nariz e a boca à laringe, ao esôfago e à traqueia, que é a entrada do pulmão. A inflamação dessa região é chamada de faringite e/ou faringotonsilite podendo envolver as amígdalas e as adenóides. Constituem um dos distúrbios mais frequentes nos consultórios otorrinolaringológicos, e, mesmo entre os especialistas, há controvérsias em alguns casos.

A amigdalas e as adenóides são órgãos de tecido linfóide estrategicamente localizados para a proteção imunológica do nosso corpo. Elas são imunologicamente ativas entre os 4 e 10 anos de idade e após a puberdade ocorre uma involução.

Causa mais comuns das faringites

As dores de garganta de origem viral correspondem a 75% das faringoamigdalites agudas, sendo os vírus mais associados são os rinovírus (20%), coronavírus (5%), adenovírus (5%), herpes simples (4%), influenza (2%) e parainfluenza (2%).

Dores de garganta de origem bacterianas correspondem a 20 a 40% dos casos. Das bactérias, o Streptococcus pyogenes é responsável por cerca de 20 a 30% das faringotonsilites agudas em crianças em idade escolar e adolescentes. Mycoplasma pneumoniae pode também ser causa de faringite na população entre 9 e 19 anos. Outras bactérias como Staphylococcus aureus, Haemophilus sp, Moraxella catarrhalis também podem causar esse tipo de infecção de garganta.

Sintomas da faringite e faringotonsilites

  • Dor de garganta
  • Vermelhidão e inchaço na garganta
  • Rouquidão
  • Pigarro
  • Febre
  • Dor de ouvido irradiada pela dor de garganta
  • Dor de cabeça
  • Dor no corpo

Nas infecções bacterianas os sintomas são mais intensos do que nas infecções virais e é mais comum o aparecimento de placas de pus.

Diagnóstico de dor de garganta

Deve ser feito por médico otorrinolaringologista, com avaliação da garganta, boca, nariz e ouvido.

Pode ser realizada a cultura de secreção da garganta para a identificação do microrganismo que pode estar causando a faringite.

Tratamento das faringites

O tratamento da faringite varia de acordo com os sintomas e a causa, ou seja, se viral ou bacteriana. No entanto, independente da causa, é importante que a pessoa fique em repouso e beba bastante líquidos durante o tratamento.

No caso da faringite viral, o tratamento indicado consiste no uso de remédios para aliviar a dor e a febre apenas. Por outro lado, no caso da faringite bacteriana, o tratamento deve ser feito com antibióticos, por 7 dias, associado ou não a medicamentos para aliviar os sintomas de dor e febre.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *